terça-feira, março 31, 2009

Como chegamos até aqui

Um breve contexto para entendermos como o Brasil se tornou sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Seguindo a política de rodízio da FIFA, em 2014 é a vez do continente sul-americano receber a Copa do Mundo. A última Copa realizada por aqui foi a da Argentina, em 1978.
Inicialmente, Argentina, Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento, mas as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela adoção do Brasil como único candidato – a Colômbia demorou a aceitar a candidatura única do Brasil mas depois de muito reclamar acabou se juntando aos demais países.
Em 31 de julho de 2007 a CBF entregou à FIFA os documentos da proposta com as 18 cidades selecionadas e, em agosto, inspetores da FIFA visitaram as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
A ratificação da candidatura veio em outubro de 2007. As escolha das cidades-sede ficou para maio de 2009.

Cidades candidatas às sedes
Dezoito cidades demonstraram interesse em sediar os jogos da Copa, porém apenas 12 serão escolhidas: São Paulo; Belo Horizonte; Rio de Janeiro; Brasília; Porto Alegre, estas despontando como favoritas; Olinda, cuja candidatura é conjunta com Recife; Curitiba; Fortaleza; Salvador; Natal; Manaus; Belém; Rio Branco; Campo Grande; Cuiabá e Goiânia. Maceió não apresentou projeto dentro do prazo e foi desclassificada.


Curiosidades
Em 2005, chegou a ser levantada a hipótese de que Argentina e Chile apresentassem à FIFA uma candidatura conjunta para o Mundial de 2014, assim como ocorreu no mundial de 2002 na Coréia do Sul e no Japão. Porém, tal candidatura não foi levada em frente e ambas as federações nacionais de futebol decidiram apoiar a candidatura brasileira.

O Canadá expressou interesse em sediar a Copa do Mundo de 2014. Era um candidato em potencial, caso o Brasil não conseguisse preencher os requisitos que a FIFA exige para sediar o evento.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciou em 15 de julho de 2006 que o país se candidataria a sede do Mundial de 2014. A Colômbia enviou o pedido de inscrição no último dia, concorrendo com o Brasil. A Colômbia seria a sede da Copa do Mundo de 1986, mas a sede passaria para o México por questões econômicas, atritos com a FIFA e pelo momento instável em que o país se encontrava.

No dia 11 de abril de 2007 a Federação Colombiana de Futebol enviou um comunicado para a FIFA desistindo de sua candidatura e apoiando incondicionalmente a candidatura brasileira para a sede do Mundial de Futebol.

Em 2002, a Federção Peruana de Futebol anunciou sua intenção de apresentar junto a FIFA uma proposta para que a sede da Copa do Mundo de 2014 ocorresse não em um país mas na Comunidade Andina (Colômbia, Equador, Peru e Bolívia). Porém tal especulação nunca foi sequer oficialmente admitida por todas as federações envolvidas, vez que, a idéia seria impraticável, pois seriam quatro países automaticamente classificados para o mundial, deixando para os demais países filiados à CONMEBOL apenas uma vaga para a repescagem. Outro fator que inviabilizaria o projeto é a questão das grandes altitudes.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, sugeriu no fim de 2006 que caso o Brasil desistisse ou não cumprisse os encargos exigidos para sediar um mundial, os Estados Unidos poderiam organizar a Copa do Mundo de 2014, pois além de terem grandes e modernos estádios de futebol americano, que facilmente seriam adaptados para a prática do futebol, o país conta com uma grande infra-estrutura e experiência na organização de grandes eventos esportivos e realizou impecavelmente a Copa do Mundo.

O presidente venezuelano Hugo Chávez, por ocasião da realização da Copa América 2007 em seu país, manifestou ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, o interesse de seu país em sediar o Torneio Mundial de Futebol de 2014. Porém, a investida venezuelana foi descartada pelo mandatário da FIFA, pois o prazo para inscrições de candidaturas para sediar o Mundial de 2014 já havia se encerrado.

Com informações da Wikipedia.

Update: Em 31 de maio, às 16 horas, a FIFA anunciará nas Bahamas as cidades brasileiras que irão sediar os jogos da Copa de 2014.