quarta-feira, abril 01, 2009

Deputado está preocupado com atraso na organização da Copa 2014

O deputado Paulo Rattes (PMDB-RJ) alertou, nesta terça-feira, que o Brasil está atrasado em relação à organização da Copa do Mundo de futebol de 2014, pois não se sabe ainda em quais cidades serão realizados os jogos. Rattes é o relator da subcomissão criada para fiscalizar o uso de recursos públicos na preparação da Copa.
De fato, houve atraso de 70 dias no anúncio das sedes da Copa, que acontecerá finalmente em 31 de maio. Das 17 cidades brasileiras candidatas, apenas 12 serão escolhidas para receber os jogos.

Recursos
Os gastos previstos do País são de R$ 40 bilhões a R$ 100 bilhões. Paulo Rattes disse que a Alemanha não usou recursos públicos na Copa de 2006, pois os gastos ficaram por conta da iniciativa privada e da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA).Ele também lembrou que nos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro, as despesas foram muito maiores do que as previstas inicialmente pelos organizadores.
"Isso é uma preocupação, porque foram feitos gastos imensos", lamentou.
Segundo o parlamentar, muitos dos prédios construídos para receber os atletas do Pan estão abandonados e precisam de reparos.
O deputado Felipe Bornier (PHS-RJ) lembrou que os organizadores da Copa do Mundo precisam levar em conta a acessibilidade para os deficientes físicos.

Debates
A subcomissão se reúne nesta quarta-feira para aprovar o roteiro de audiências públicas. Devem ser ouvidos, inicialmente, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e representantes da Associação Brasileira de Infra-Estrutura.

Fonte: Agência Câmara

* Neste caso, acredito que o "atraso" é de responsabilidade da FIFA que adiou por dois meses o anúncio das cidades-sede. O que pode ter contribuído para que isso acontecesse, é o elevado número de cidades que se candidataram: 17 para 12 vagas.

Nenhum comentário: